CONTO 1

Um por todos, e todos por um

       Gabriel Santos; Inês Polido; João Pedro Martins; Marta Câmara; Pedro Alpendre

Esta é a história de como um grupo de pessoas se juntou inesperadamente por um bem maior. Em abril de 2022, uma turma de estudantes foi convidada para uma visita de estudo à Reserva Natural das Berlengas.

Como tal, reuniram-se bem cedo na marina de Peniche, de forma a apanharem o primeiro ferry com destino às Berlengas. Estava a correr tudo às mil maravilhas! Porém, meia-hora após partirem, o ferry começou aos poucos a inundar. De imediato, a tripulação pediu socorro por rádio.

Ao ouvir o alerta da tripulação, um pescador que aprontava o seu barco no porto de Peniche, apressou-se para partir para alto mar para socorrer os estudantes em perigo. Segundos antes de sair, ouviu alguém gritar:

– Espera João!! Eu vou contigo ajudá-los!! – disse a mergulhadora Marta.

    – Rápido! Eles não têm muito tempo, temos de ir já! – respondeu preocupado o pescador.

Partiram os dois com a rapidez possível em direção ao grupo em apuros.

Enquanto isso, uma alga e uma raia passeavam no fundo do mar, e não puderam deixar de reparar na agitação fora do comum que acontecia à superfície. Decidiram subir e ir ver o que estava a acontecer.

    – Oh my god! They’re sinking, we must help them! – dizia a raia.

    – ¡No estoy complaciendo! – respondia a alga.

    – Hold the boat!! What can’t you understand?! It’s right in front of you!! – gritava a raia impaciente.

    – ¿¡Qué!? ¡Mira el barco, se está hundiendo, tenemos que ayudar!

    – What have I been saying for the last minute! Come on! Pull harder! Pull harder.

Graças aos esforços da raia e da alga, tanto o barco do pescador como os serviços de emergência e socorro conseguiram chegar a tempo, e conseguiram salvar todos os estudantes e restante tripulação!

Como forma de agradecimento, os jovens estudantes promoveram uma exposição na sua escola sobre a vida marítima presente nos mares que rodeiam o porto de Peniche, com o objetivo de preservar a vida de animais como a raia e plantas como a alga que os ajudaram. Além disso decidiram ainda tornar como mascotes da sua escola estes dois animais.

Para além da exposição, havia mais algumas histórias escritas por estudantes sobre Peniche! Passa para as próximas páginas e verás!