Prefácio Óbidos
Escrever o prefácio de uma obra, para além do enorme privilégio, é partilhar do seu conteúdo e assumir uma corresponsabilização e sucesso na sua aplicação e divulgação. Este livro permite viajar pelo concelho de Óbidos entre “princesas e monstros” e por diferentes línguas. Esta obra reflete o trabalho desenvolvido pelos alunos do 1.º ano da licenciatura em Animação Turística na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.
Para além da diversidade ao nível dos contos, esta obra conta com diferentes formatos, dos quais salientamos: áudio, impressão em braille, negro e letra aumentada, possibilitando assim que as pessoas cegas e com baixa visão possam aceder ao livro e as pessoas com baixa literacia possam ouvir e desfrutar da magia das histórias, permitindo assim que as Pessoas com necessidades específicas possam igualmente ter acesso ao conteúdo do livro.
Atualmente, um dos grandes desafios da sociedade é garantir que o acesso à cultura e à literatura seja uma realidade a oferecer respostas de qualidade a todas as Pessoas. Trata-se de alcançar igualdade de oportunidades, participação e excelência, de tal forma que todas as pessoas consigam desenvolver plenamente as suas potencialidades e que a sociedade possa aceitar as diferenças individuais, proporcionando meios individualizados e atenção à diversidade centrada na pessoa.
O livro aqui apresentado demonstra essa preocupação por parte dos estudantes e professores, o cuidado em desenvolver diferentes formatos de apresentação, leva-nos até ao conceito de inclusão que está integrado num conceito mais amplo, o de Sociedade Inclusiva, onde todo o cidadão é cidadão de pleno direito, não pela sua igualdade, mas pela aceitação da sua diferença.
Com este livro, os(as) autores (as) pretendem apresentar um pouco da história do concelho de Óbidos, assim como um conjunto de estratégias para a promoção da inclusão social, cultural e educacional das Pessoas com diversidade funcional, espelhando os princípios de uma Sociedade Inclusiva, entenda-se que a inclusão e participação são essenciais à dignidade e ao pleno exercício dos direitos humanos.
Acredito que este livro vai contribuir para uma SOCIEDADE em que os valores da igualdade, retidão, justiça e reconhecimento dos direitos de cada um, vão deixar de ser uma miragem… e vão passar a fazer parte do nosso dia a dia, de uma forma dita normal.
Uma boa leitura para TOD@S !…
Célia Sousa
ESECS/CRID®/CICS.NOVA.IPLeiria
Instituto Politécnico de Leiria