Vamos contar um conto… sobre Peniche

Queridos leitores, queridas leitoras …

Sejam muito bem-vindos a este livro de contos, onde a realidade e a imaginação se entrelaçam como as ruas estreitas e mágicas da vila de Óbidos. Não sabemos quem está desse lado — talvez uma criança curiosa, um jovem explorador, um turista de sofá ou até um contador de histórias — mas quem quer que sejas, este livro é para ti.

Estas histórias foram escritas por estudantes do Ensino Superior apaixonados pela arte de contar, pelo património, pelas línguas e pela beleza dos lugares. Vão encontrar rainhas zangadas e reis brincalhões, uma lagoa que fala, bibliotecas com livros mágicos, uma história toda contada em “portuñolês” e até lendas medievais que renascem em inglês. Mistura-se o passado com o presente, o real com o fantástico, a História com as histórias.

Há contos narrados por monumentos, por locais que têm muito para dizer, se pararmos para escutar! Há aventuras de irmãos que se reencontram numa terra encantada, crianças que viajam com cheiros e palavras, e um certo “vaso de water” que pode deixar todos baralhados!

Sejam corajosos e aventurem-se nestas páginas. Leiam alto, partilhem com amigos ou com a família, deixem-se levar pelas palavras — mesmo quando vêm em várias línguas! E se não entenderem tudo, não faz mal: a beleza está também no mistério.

. . .

Este livro foi criado com muito carinho, imaginação e vontade de encantar. Esperamos que se divirtam tanto a lê-lo como nós nos divertimos a criá-lo.

Boa viagem pelas terras de Óbidos… e pelas terras da vossa própria imaginação.

Natália Pérez Santos
Sofia Eurico